VIDEOENDOSCÓPICOS
(rígida e flexível)

♦ Videolaringoscopia (rígida e flexível)

A videolaringoscopia é um exame que se utiliza de uma fibra óptica ou laringoscópio, que é inserida pela boca (rígida) ou nariz (flexível) para a visualização direta da base da língua e da laringe. O objetivo do exame é identificar lesões ou quaisquer outros sinais que indiquem a existência de doença. É também usado para visualizar infecções ou qualquer problema na base da língua, cordas vocais, e áreas próximas. A duração do exame é cerca de 15 minutos e o resultado é imediato.

♦ Endoscopia nasal

Endoscopia nasal ou nasofibroscopia é um exame endoscópico que avalia a cavidade nasal através de um aparelho chamado nasofibroscópio, que pode ser rígido ou flexível. A câmera é capaz de visualizar o interior do nariz e transmitir as imagens a um monitor de televisão, as quais podem ser gravadas. A duração do exame é cerca de 15 minutos e o resultado é imediato.

♦ Endoscopia otológica

Endoscopia otológica é um exame endoscópico que avalia a cavidade do ouvido externo e da membrana timpânica através de um aparelho chamado fibroscópio.. A câmera é capaz de visualizar o interior do nariz e transmitir as imagens a um monitor de televisão, as quais podem ser gravadas. A duração do exame é cerca de 15 minutos e o resultado é imediato.

♦ Nasofibolaringoscopia

Exame endoscópico peroral com registro de imagens a partir de microcâmera que permite minuciosa visualização da cavidade oral, orofaringe (garganta), hipofaringe e laringe, em especial, das cordas vocais. Realizado, opcionalmente, sob anestesia tópica (Xylestesin® spray) da faringe e laringe. E está indicado para avaliar rouquidão, dor em garganta, tosse persistente, sensação de corpo estranho, roncos, seguimento oncológico e avaliação pré-operatória. A duração do exame é cerca de 15 minutos e o resultado é imediato.

♦ Videolaringoestroboscopia

A videolaringoestroboscopia é um exame que auxilia no diagnóstico e tratamento das patologias laríngeas, em especial as doenças que apresentam como principal sintoma a rouquidão. Alterações quando interfirem desfavoravelmente na vibração das pregas vocais, a rouquidão é uma das primeiras manifestações, e a videolaringoestroboscopia é capaz de detectar essas mudanças. Ao contrario da videolaringoscopia que utiliza uma luz contínua para estudo da laringe, na videolaringoestroboscopia utiliza-se uma luz descontínua que permite visualizar a vibração das cordas vocais e um diagnóstico de patologia vocal acurado. Este exame é utilizado para diagnóstico e acompanhamento da evolução do tratamento dos pacientes, durante tratamento fonoterápico e cirúrgico das pregas vocais, permitindo obter detalhes mais precisos da prega vocal, como fibrose, sulcos, etc. O que era impossível com uma laringoscopia convencional. A duração do exame é cerca de 30 minutos.

♦ Videoendoscopia da deglutição (VED)

A videoendoscopia da deglutição (VED) tem um relevante papel na avaliação qualitativa e quantitativa da deglutição. Também é conhecida pela sigla FEES, do inglês fiberoptic endoscopic evaluation of swallowing. A VED permite ao examinador identificar a fisiologia da deglutição, determinar o nível mais seguro e menos restritivo da ingestão oral, aplicar técnicas adequadas de compensação e identificar um plano de reabilitação da disfagia. A VED é realizada por meio de um fibroscópio com a administração de alimentos corados com corante comestível, de diversas consistências (líquido, néctar, pastoso e sólido) e com volumes progressivos (variando de 5ml até a deglutição continua). É um procedimento portátil, seguro, bem tolerado, amplamente disponível e que pode realizar-se à beira do leito do paciente, tendo duração aproximada de 20 minutos.

♦ Sonoendoscopia (Endoscopia do Sono)

A sonoendoscopia ou endoscopia do sono induzida por droga (Drug Induced Sleep Endoscopy) consiste na administração de uma medicação indutora de sono, mimetizando o sono natural e, na sequência, o endoscópio é introduzido na via aérea superior para avaliar e determinar o grau e local de obstrução durante o sono em pacientes com ronco e/ou apneia do sono. Este exame já está descrito na literatura médica desde 1993, mas só recentemente foi padronizada a avaliação de forma simples e objetiva. Está indicado para avaliar o tratamento clínico com dispositivos intraorais, aparelhos de pressão positiva (CPAP/ BIPAP), e cirúrgico. O exame é realizado em centro cirúrgico (day clinic). A duração do exame é cerca de 1 hora.

ENTRE EM CONTATO

UNIDADES

Próximas a estação da Cinelândia

Av. Treze de Maio, 13/2020 - Centro - Rio de Janeiro

55 21 2524-4730 | 2517-3359 | 99888-3359

clinicainterfacerj@gmail.com