OTONEUROLÓGICOS

♦ Audiometria

A audiometria é um método para a medição da acuidade auditiva. Os pacientes são testados quanto à sua audição variando a intensidade do som, afinação e pureza tonal. O exame é efetuado em limiares variáveis ​​e em diferentes frequências. Além de servir como diagnóstico, o exame de audiometria é fundamental para manter um acompanhamento progressivo e tratamento de doenças relacionadas a prótese auditiva. O exame é indolor e tem a duração de cerca de 30 minutos. É recomendado aos pacientes pelo menos 14 horas de repouso acústico em relação a qualquer tipo de ruído intenso e constante.

♦ Imitanciometria / Impedanciometria

Este exame permite verificar as condições de orelha média e suas prováveis patologias. A intervenção, no caso de perdas auditivas, quanto antes iniciada, melhor o prognóstico. A duração desse exame, em geral associado a audiometria, varia de 40 a 60 minutos. A duração do exame isolado é de aproximadamente 20 minutos. O exame é indolor, não invasivo e o resultado é imediato.

♦ Potencial auditivo de tronco encefálico – PEATE / BERA

O exame BERA ou PEATE é um exame diagnóstico indolor realizado para avaliar a via auditiva. Ele depende do tempo de resposta do paciente que vai do ouvido interno para o tronco cerebral, que faz uma análise da integridade funcional das vias auditivas. Uma pasta abrasiva é usada para limpar a superfície da pele situada atrás de cada orelha e testa. A pasta também ajuda na fixação de eletrodos. O teste é recomendado para avaliação auditiva.

♦ Emissões Otoacústicas (EOA) - Teste da orelhinha

A EOA é um exame que consiste na colocação de uma pequena sonda no ouvido do paciente. Essa sonda é acoplada ao computador. São emitidos sons de fraca intensidade e as respostas que a orelha interna produz são recolhidas e analisadas pelo examinador. O exame é indicado para triagem e avaliação auditiva, auxiliando no diagnóstico diferencial das perdas auditivas. A duração do exame é de aproximadamente 20 minutos. O exame é indolor, não invasivo e o resultado é imediato.

♦ Vectoeletronistagmografia (VENG) - Teste do labirinto

O VENG é um exame que avalia o labirinto e as funções motoras centrais do ouvido humano. O ouvido é um sistema complexo que torna a vida diária mais fácil. Ele é dividido em 3 partes: orelha externa, média e interna. O sintoma mais comum decorrente da desordem no ouvido interno é a tontura. Desta forma, um exame adequado precisa ser realizado para avaliar os pacientes com tontura recorrente. A tontura é um sintoma e não uma doença em si. É um sinal de alerta de que algo não está funcionando corretamente no corpo. O exame é indolor, não invasivo e o resultado é entregue rapidamente, para que, se necessário, o tratamento adequado possa ser iniciado sem demora.

Orientações para a realização do exame:

• Seis horas antes do exame (no dia do procedimento) é PROIBIDO: café, chá mate, chá verde, chá preto, chocolate, achocolatados, fumo, guaraná em pó, refrigerantes à base de cola.

• Fazer uma alimentação leve até duas horas antes do procedimento.

• Não usar maquiagem, cremes e filtro solar no rosto.

• Vir com roupas e calçados confortáveis (evitar salto altos).

• O paciente deve vir ACOMPANHADO e NÃO PODERÁ dirigir após o exame.

SUSPENDER 48 horas antes:

• Medicamentos anti-inflamatórios (ex.: diclofenaco, nimesulide, etc);
Medicamentos para alergia e gripe (ex.: loratadina, fexofenadina, epinastina, dexclofeniramina, etc);
• Medicamentos para tontura (ex.: cinarizina, flunarizina, dimenidrinato [dramin®], ginko biloba, betaistina, clonazepam [rivotril®], etc);
• Medicamentos para enxaqueca e dores de cabeça.

ATENÇÃO! NÃO suspender os medicamentos de uso contínuo para tratamento de doenças cardíacas, hipertensão arterial, diabetes, epilepsias, contraceptivos orais ou injetáveis (anticoncepcional) e quimioterápicos (medicações para controle de tumores). Os medicamentos para controle de doenças neurológicas graves (remédios para dormir, ansiolíticos, anti-convulsivantes, neurolépticos, etc), doenças psiquiátricas (anti-depressivos, drogas psicoativas, etc) SÓ DEVEM SER SUSPENSOS COM AUTORIZAÇÃO DO MÉDICO ASSISTENTE.

♦ Eletrococleografia -ECOG

Evite expor-se a sons fortes por, pelo menos, 14 horas antes do exame. Não utilize base, filtro solar, ou hidratantes no rosto no dia do exame. Lave o rosto com água e sabão antes de sair de casa. Caso esteja em uso de cosméticos clareadores da pele ou ácidos, por favor informe ao profissional executante e traga na bolsa o seu protetor solar para aplicar após o procedimento. Traga no dia do exame a sua audiometria mais recente. Ela é fundamental para a programação do teste e para a interpretação dos resultados deste exame.

♦ Endoscopia otológica

Endoscopia otológica é um exame endoscópico que avalia a cavidade do ouvido externo e da membrana timpânica através de um aparelho chamado fibroscópio. A ótica é inserida no interior do conduto auditivo e transmite as imagens a um monitor de televisão, as quais podem ser gravadas. A duração do exame é cerca de 15 minutos e o resultado é imediato.

♦ Videoendoscopia da deglutição (VED)

A videoendoscopia da deglutição (VED) tem um relevante papel na avaliação qualitativa e quantitativa da deglutição. A VED permite ao examinador identificar a fisiologia da deglutição, determinar o nível mais seguro e menos restritivo da ingestão oral, aplicar técnicas adequadas de compensação e identificar um plano de reabilitação da disfagia. A VED é realizada por meio de um fibroscópio com a administração de alimentos corados com corante comestível, de diversas consistências (líquido, néctar, pastoso e sólido) e com volumes progressivos (variando de 5ml até a deglutição contínua). É um procedimento portátil, seguro, bem tolerado, amplamente disponível e que pode realizar-se à beira do leito do paciente, tendo duração aproximada de 20 minutos.

ENTRE EM CONTATO

UNIDADES

Próximas a estação da Cinelândia

Av. Treze de Maio, 13/2020 - Centro - Rio de Janeiro

55 21 2524-4730 | 2517-3359 | 99888-3359

clinicainterfacerj@gmail.com